'Juntos salvamos vidas' é o tema deste ano para o Maio Amarelo: mês de prevenção de acidentes e conscientização no trânsito!

03 de maio de 2022 - 11:37

O Maio Amarelo é uma ação internacional que surgiu da preocupação constante em reduzir acidentes de trânsito, e da necessidade de transformar o comportamento da nossa sociedade no trânsito. O objetivo é sensibilizar as pessoas e ajudar a evitar os altos índices de mortos e feridos no país.  

Cerca de 3 mil vidas são perdidas por dia nas estradas e ruas do mundo inteiro, sendo a nona maior causa de mortes de jovens no mundo. A faixa mais atingida pelos acidentes de trânsito são jovens entre 15 e 29 anos, seguida por crianças de 5 a 14 anos e adultos de 30 a 44 anos. Além das mortes, estes acidentes representam um custo governamental de US$ 518 milhões por ano, um percentual entre 1% a 3% do PIB de cada país.  

Segundo o Ministério da Infraestrutura, o Brasil registrou 632.726 acidentes no ano passado, o que equivale a 72 acidentes por hora. O número de mortes por essa mesma causa foi de 11.647, o que equivale a 32 pessoas mortas por dia!

O mês de maio foi escolhido por conta de uma proposta da Organização das Nações Unidas (ONU), que decretou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Por isso, o balanço das ações é realizado neste mês em todo o mundo. Já a cor amarela foi escolhida por ser usada nos semáforos do mundo inteiro como sinal de atenção e alerta.

Esse é um momento importante para reforçar que a educação e a atenção ao trânsito não podem parar, por isso, respeite sempre as sinalizações e os limites de velocidade!

Não seja imprudente com a sua vida e a vida dos outros. Não dirija embriagado e seja responsável com as pessoas que estão dentro e fora do carro. A segurança no trânsito depende da atitude de todos nós!

 

Fontes:

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0