Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial visa Conscientizar sobre a Doença

25 de abril de 2022 - 18:02

Cerca de 30% dos brasileiros são hipertensos. É o que aponta um levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia realizado em 2021. Você faz parte dessa estatística? Hipertenso ou não, todos devem ter cuidados para evitar o surgimento ou agravamento da doença.

O Ministério da Saúde caracteriza a hipertensão arterial como a elevação sustentada dos níveis de pressão arterial acima de 140×90 mmHg (milímetro de mercúrio), popularmente conhecida como 14/9. O primeiro número se refere à pressão máxima ou sistólica, que corresponde à contração do coração. O segundo, à pressão do movimento de diástole, quando o coração relaxa.

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado em 26 de abril, saiba mais sobre a doença e descubra o que pode ser feito para evitá-la e tratá-la!

Sintomas

É importante estar atento a alguns sintomas que podem indicar problema de hipertensão arterial, são eles: tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão.

Se você identifica indícios de algum desses problemas no corpo, é preciso procurar um médico. No entanto, é comum que a hipertensão arterial se manifeste de maneira silenciosa. Por isso, consultas de rotina são fundamentais, bem como a medição regular da pressão arterial.

Causas da hipertensão arterial e possíveis complicações

A hipertensão pode ser causada por obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença. Além disso, hábitos alimentares não adequados, associado ao exagerado consumo de sal pode acelerar o surgimento da doença ou agravar o quadro.

As principais complicações da hipertensão arterial são:  Derrame cerebral (AVC) , infarto agudo do miocárdio, arritmia cardíaca, causada pela hipertrofia do músculo do coração e doença renal crônica.

O Diabetes Mellitus também pode ser um fator agravante nos casos de pacientes portadores de Hipertensão Arterial.

Outra preocupação que os portadores de hipertensão arterial devem ter é evitar o hábito da automedicação abusiva com alguns tipos de anti-inflamatórios, que também podem ser fatores de elevação dos níveis pressóricos arteriais.

Como prevenir

  • Mantenha o peso adequado
  • Tenha hábitos alimentares saudáveis, regulando a ingestão de sal, gorduras e frituras
  • Opte por alimentos in natura
  • Pratique atividades físicas com regularidade
  • Tenha um hobby. Momentos de lazer são essenciais para relaxar
  • Não fume
  • Modere o consumo de álcool
  • Controle o diabetes

  Tratamento

A hipertensão arterial, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada.  Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, com a diminuição do consumo de bebida alcoólica e o controle do peso corporal, são fatores importantes para prevenir e controlar a doença.

A recomendação por uma alimentação balanceada e pela prática de atividades físicas também é unânime, tanto em pacientes hipertensos leves quanto em pacientes que enfrentam um quadro mais grave.

Quer mais dicas de como levar uma vida saudável? Acompanhe o portal da Eletros-Saúde!  

 

Fontes:

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 31390-4