A 2ª dose de reforço ou 4ª dose contra a Covid-19 já está disponível, e a partir de 4 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe terá início

31 de março de 2022 - 11:32

A 2ª dose de reforço ou 4ª dose da vacina contra a Covid-19 já está disponível para idosos com 80 anos ou mais que já tenham tomado a primeira dose de reforço há pelo menos quatro meses. As vacinas que podem ser aplicadas são das fabricantes Pfizer, Janssen ou Astrazeneca. Vale ressaltar que também devem tomar uma segunda dose de reforço, pessoas com 18 anos ou mais, que tenham imunossupressão.  O restante da população segue com o esquema vacinal já existente:  duas doses para pessoas entre 5 e menores de 18 anos e duas doses ou dose única mais uma dose de reforço para adultos entre 18 e 79 anos, que tomaram a 2ª dose há pelo menos 4 meses.  

 

 

Importante: 

 

  • É possível antecipar a dose de reforço até o intervalo mínimo de três meses em casos de viagem, problemas de saúde e outras questões pessoais.

 

  • Pessoas com imunossupressão grave com 12 anos ou mais devem tomar uma 3ª dose (dose adicional) 8 semanas após a segunda dose, sendo o intervalo mínimo de 4 semanas. É necessário apresentar comprovação.
  • Devem procurar os postos para testagem, pessoas com sintomas como febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça e alterações no olfato e/ou paladar.

 

Para mais informações, acesse:https://coronavirus.rio/vacina/

 

O Ministério da Saúde também vai começar a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe no dia 4 de abril, e a previsão de encerramento é dia 3 de junho. A campanha será escalonada, começando com o grupo de 80 anos ou mais, residentes de Instituições de Longa Permanência para Idosos, trabalhadores da saúde com 60 anos ou mais em qualquer unidade de saúde e trabalhadores de saúde de qualquer idade em seu local de trabalho. A vacina é destinada aos grupos prioritários, então,tem que ter atenção na divisão do calendário.  

 

 

Algumas observações:  

 

  • Não há intervalo entre a vacina contra a Covid-19 e a vacina contra a gripe, exceto para crianças de 5 a 11 anos de idade com comorbidades, que devem aguardar um período de 15 dias entre as vacinas.  Pessoas de 80 anos ou mais poderão se vacinar contra a gripe e Covid-19, simultaneamente, caso as datas coincidam.

 

  • Caso esteja com sintomas sugestivos de Covid-19, adie a vacinação contra a gripe até a recuperação clínica total e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas.  Asssintomáticos com PCR ou teste de antígeno positivo devem aguardar quatro semanas a partir da data do resultado.

 

É importante que os grupos prioritários sejam vacinados para evitar surtos da doença, o que pode sobrecarregar os sistemas de saúde e até levar a óbito.  

Não deixe de acompanhar os perfis oficiais e site da Secretaria Municipal do Rio de Janeiro para saber o calendário da cidade e o público-alvo de cada fase da campanha.  

Atualize sempre que possível o seu esquema de imunização. Vacine-se!  

 

Fonte:

https://saude.abril.com.br/medicina/vacina-da-gripe-2022/

https://www.instagram.com/p/CbfKlRXti69/

https://www.instagram.com/p/CbfzSCkjU80/

https://www.instagram.com/p/CbgJwIeBdpS/

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0