Dia Nacional de Combate ao Câncer Colorretal: o caminho mais certo para a cura é a prevenção!

25 de março de 2022 - 09:53

Dia 27 de março comemora-se o Dia Nacional de Combate ao câncer colorretal. Também conhecido como câncer de intestino, esse tumor é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil e pode se formar no cólon (parte do intestino grosso) e no reto (porção do intestino que antecede o ânus).  

Estima-se que uma a cada 20 pessoas no mundo pode ter câncer de intestino ao longo da vida, sendo que a maior parte dos casos (90%) ocorre em pessoas acima de 50 anos.  

Para prevenir esse tipo de câncer, é preciso adotar hábitos saudáveis e diagnosticar a doença precocemente. Por isso, faça colonoscopia a partir dos 50 anos de idade: esse é o principal método para identificar a doença na fase inicial e aumentar a chance de cura!  

Atente-se também aos fatores de risco além da idade, que são:

 

  • Excesso de peso
  • Sedentarismo 
  • Alimentação pobre em frutas, fibras e vegetais
  • Consumo excessivo de carne vermelha e alimentos processados
  • Tabagismo 
  • Bebidas  alcoólicas
  • Doenças associadas, como retocolite ulcerativa e doença de Crohn

 

Os tumores desse câncer podem se desenvolver de forma assintomática, mas em geral podem causar sintomas como sangue ou alteração nas fezes, alteração do hábito intestinal, desconforto abdominal, fraqueza e perda de peso sem causa aparente.

Mesmo que não haja sinais ou sintomas, procure um especialista para fazer colonoscopia a partir dos 50 anos. O recomendado é que os proctologistas acompanhem esses casos e definam a periodicidade dos exames.

Nesse e em outros casos, conte sempre com a rede de excelência oferecida pela Eletros-Saúde!  

 

Fontes:

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0