Alerta: aumento do número de casos de Covid-19 no Rio de Janeiro

11 de janeiro de 2022 - 09:41

O Rio de Janeiro vive uma explosão no número de casos de Covid-19: o cenário é de longas filas de pessoas com sintomas da doença diante dos postos de saúde, farmácias e laboratórios. O aumento da procura por testes após as festas coincide com a chegada da variante Ômicron ao município. Em uma semana, do Natal para o réveillon, a alta foi de 360%. Se considerar o período de 20 dias, a escalada foi de 6.778%. E esses números devem crescer ainda mais nos próximos dias.  

Com a disseminação da variante ômicron, altamente transmissível, é muito importante reforçar os cuidados e se prevenir, por si e pelo coletivo!  

  • Use máscara, dando preferência para o modelo PFF2/N95  em lugares fechados; A máscara reduz muito a chance de contaminação: certifique-se que ela esteja sempre bem ajustada ao seu rosto, cobrindo boca e nariz;
  • Evite aglomerações;
  • Mantenha o distanciamento social;
  • A cidade do Rio de Janeiro adotou o período  de isolamento mínimo para sintomáticos de 7 dias e 5 dias para assintomáticos, mas recomenda-se manter os 7 dias para todos com testes positivos. Depois desse período, é importante manter uma boa máscara (PFF2) quando interagir com outras pessoas, por mais 3 a 5 dias, e só sair do isolamento se estiver assintomático.
  • Para contactantes, ficar em casa e testar no 6º/7º dia do contato. Se positivo, seguir orientação acima. Se negativo, use máscara PFF2 até o 10º dia.

A vacinação é ainda mais importante nesse momento, pois é altamente protetora contra o agravamento da doença.

A vacina tem a função de reduzir o número de pessoas com sintomas e, principalmente, de internações, casos graves e óbitos pela Covid-19. Por isso, é ainda mais importante estar protegido em um momento de explosão de casos.  

Procure o posto de saúde mais próximo para se vacinar, e sem deixar de lado a dose de reforço, caso tenha tomado as duas doses há mais de 4 meses.

Está com sintomas gripais, faça o teste! Acesse e saiba os locais disponíveis para testagem.

É importante vacinar as crianças para protegê-las: a partir do dia 17 janeiro, elas serão contempladas pela campanha de vacinação. Fique por dentro do calendário da Prefeitura do Rio!

Lembrem-se, se cuidar faz parte de uma ação coletiva!  

Fontes:  

  • https://coronavirus.rio/teste/       

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0