Novembro Azul: a prevenção é o melhor caminho!

01 de novembro de 2021 - 11:53

A campanha do Novembro Azul surgiu no Brasil em 2004, um ano após o movimento ter surgido na Austrália para conscientizar sobre o combate e a prevenção de doenças que atingem os homens.  

No Brasil, falamos principalmente do câncer de próstata, pois este é o que mais atinge a população masculina, depois do câncer de pele. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada 38 minutos um homem morre devido a esse tipo de câncer, o que equivale a 30% dos que desenvolvem um tumor maligno.

O que é próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino que tem cerca de 20 gramas, do tamanho de uma noz. Ela cresce e se modifica em todos os homens a partir dos 40 anos.  

Sintomas do câncer de próstata

Na fase inicial, não é comum que apresente sintomas aparentes. Os principais indícios costumam aparecer com o crescimento do tumor, como dor nos ossos, dor ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou sêmen. No estágio mais avançado, é comum aparecer dor na coluna e emagrecimento. 

Prevenção é o melhor caminho  

Mesmo na ausência de sintomas e sem fatores de risco, é aconselhável que homens a partir de 50 anos consultem um urologista anualmente para a realização do exame preventivo. Homens que apresentem os possíveis agravantes da doença, citados abaixo, precisam antecipar essa visita anual para os 45 anos de idade: 

  •  Histórico familiar: caso algum parente de 1° grau tenha tido a doença, a chance de desenvolvê-la é duas vezes maior;
  • Alterações genéticas: a síndrome de Lynch é causada por essa modificação hereditária nos genes e aumenta consideravelmente o risco de câncer;
  •  Obesidade: dietas ricas em gordura junto com sedentarismo favorecem o surgimento de tumores;
  • Tabagismo: pesquisas afirmam que essa prática aumenta o risco de morte, caso a pessoa tenha câncer de próstata.

 

Apesar da alta taxa de mortalidade, a prevenção ainda é o melhor caminho: se descoberto precocemente, a chance de cura do câncer de próstata chega a ser de até 90%! Ou seja, a maioria dos casos têm cura, caso seja descoberto no estado inicial da doença.  

Cuidados com a saúde continuam sendo a principal forma de prevenção: alimentação natural e balanceada, prática de exercícios físicos e acompanhamento médico. Essa é a forma adequada de se prevenir e se recuperar do câncer de próstata e de inúmeras doenças também.

 

Referências:

  • https://vivamais.cemigsaude.org.br/novembro-azul/

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0