Outubro Rosa: é epoca de se conscientizar

11 de outubro de 2021 - 15:54

Quando se trata de combater o câncer de mama, a informação é a maior aliada. Criado em 1990, pela fundação Susan G. Komen for the Cure, o Outubro Rosa surgiu como uma campanha anual para prevenção e diagnóstico da doença.

Homens também podem ser afetados pelo câncer de mama

No Brasil, o câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres, correspondendo a cerca de 30% dos casos de câncer em mulheres no país.

Mas engana-se quem acredita que a patologia afeta apenas às mulheres: homens também podem sofrer da doença já que também possuem glândulas mamárias. Entretanto, no caso deles,  a incidência é muito menor.

A melhor maneira de evitar o câncer de mama é a prevenção!

É fundamental que todos tenham conhecimento sobre as técnicas de auto-exame. Ele não é uma prevenção, e sim uma prática de autoconhecimento do próprio corpo, onde podemos observar pequenas modificações , o que não invalida, de forma alguma a avaliação médica, pois o  auto-exame não substitui a visita ao mastologista e nem a mamografia periódica, mas pode ajudar muito no diagnóstico do câncer de mama.

Descubra como fazê-lo corretamente:

  • Em pé, levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça;
  • Com a mão direita aberta, examine a mama esquerda;
  • Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas;
  • Sinta a mama e faça movimentos circulares, de cima para baixo;
  • Repita os movimentos na outra mama.

Além disso, no caso das mulheres com 40 anos ou mais, a mamografia deve ser realizada anualmente.

A prevenção do câncer de mama ainda não é totalmente possível principalmente por conta de fatores genéticos. Isso significa que quem possui casos na família precisa ter o dobro de cuidado.

Algumas atitudes podem diminuir significativamente o risco não só do câncer de mama, mas de outras doenças. Uma alimentação saudável e equilibrada, prática frequente de exercícios físicos e não fumar já fazem muito pelo seu corpo.

Neste Outubro Rosa, espalhe informação: vencer o câncer de mama é possível com cuidado e prevenção!  

Referências:

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0