10 de Julho - Dia Mundial da Saúde Ocular

09 de julho de 2021 - 12:11

Como cuidar da saúde e prevenir doenças oculares 

De acordo com o primeiro relatório sobre a visão da população global divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em média 2,2 milhões de pessoas sofrem com algum tipo de deficiência visual. De todos esses casos, pelo menos 1 bilhão poderiam ter sido evitados por meio de ações preventivas.

Além disso, a tendência é de que, devido ao envelhecimento da população e o excesso de tempo diante das telas, esse número cresça ainda mais até 2030.O número de pessoas com miopia deve aumentar de 1,95 bilhão para 3,36 bilhões.

Por isso, o cuidado com a saúde ocular é urgente e deve ser incorporado a nossa rotina para prevenir a cegueira e também outras doenças.

A prevenção de problemas de visão é simples, mas requer a manutenção de hábitos saudáveis.

Confira abaixo algumas atitudes simples que podem preservar a saúde dos seus olhos: 

  • Use óculos de sol: assim como fazem mal a pele, os raios UVA e UVB também são prejudiciais aos olhos, podendo aumentar a incidência de catarata e outras doenças. 
  • Passe tempo ao ar livre: embora a exposição direta aos raios solares deva ser evitada, passar tempo ao ar livre permitindo que seus olhos foquem em objetos distantes, pode auxiliar na prevenção da miopia, especialmente em crianças e adolescentes. 
  •  Evite coçar ou levar as mãos aos olhos: o contato das mãos com os olhos pode causar infecções virais e bacterianas, como o coronavírus. Além disso, o atrito dos dedos contra os olhos, que são muito sensíveis, pode causar lesões graves. 
  • Evite passar muito tempo diante das telas: o ideal é reduzir o tempo diante do computador ou celular, pois o foco em objetos próximos e iluminados causam acomodação ocular, podendo levar a miopia. Porém, se não for possível a redução, faça pausas de 15 a 20 minutos a cada duas horas e procure olhar para objetos que estejam a pelo menos 6 metros de distância. Além disso, pisque sempre que possível para manter os olhos hidratados e evitar vermelhidão e ardência. 
  •  Mantenha uma dieta balanceada: a alimentação é uma das principais formas de prevenir não só doenças oculares, como muitas outras. Para cuidar da saúde dos seus olhos, consuma alimentos ricos em vitamina A e C, ômega 3 e luteína. Esses nutrientes ajudam a proteger os olhos contra catarata, degeneração macular e outras doenças.
  • Consulte um oftalmologista regularmente:  além de todos esses cuidados,  é essencial também consultar seu oftalmologista regularmente. Somente um profissional qualificado poderá realizar exames, como a Tonometria, que é a medição da pressão ocular, e prescrever tratamentos e medicações.

Viu como é simples cuidar bem dos seus olhos? Com alguns ajustes na sua          rotina, você pode manter sua visão saudável e desfrutar de uma boa qualidade            de vida. 

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0