Terceira idade: como clínicos gerais e geriatras tratam da saúde dos idosos

17 de maio de 2021 - 15:53

O cuidado com a saúde é essencial em qualquer fase da vida, mas, conforme envelhecemos, ele se torna ainda mais importante para que possamos manter o bom funcionamento do nosso corpo e, consequentemente, atingirmos a longevidade.

Os profissionais responsáveis pelo acompanhamento da saúde do idoso são os médicos clínicos gerais e também os geriatras. Continue lendo para entender quando consultar esses profissionais e como é sua atuação no diagnóstico e prevenção de doenças na terceira idade.

O que faz o clínico geral e quando consultá-lo?

Como o próprio nome diz, o clínico geral é um médico especializado no funcionamento geral do corpo humano, podendo prescrever e acompanhar o tratamento de doenças diversas e encaminhar os pacientes para especialistas, caso seja necessário.

Para idosos, é recomendado consultá-los para exames de rotina ou quando apresentarem algum tipo de mal-estar que requer investigação. Esse profissional pode avaliar quais problemas de saúde são ou não relacionados ao envelhecimento e a melhor forma de trata-los – que pode ser consultar especialistas, fazer terapias, tomar medicamentos etc.

Se você já se consulta com um clínico geral e também quer se consultar com um geriatra, não há problema algum em fazer acompanhamentos com ambos profissionais, especialmente se o clínico já te atende há algum tempo. Conhecendo seu histórico, ele pode fornecer informações úteis e precisas para ajudar seu geriatra a cuidar de você.

O que faz o geriatra e quando consultá-lo?

O médico geriatra tem como principal função tratar, prevenir e minimizar problemas de saúde causados pelo envelhecimento. O ideal é que se consulte esse profissional a partir dos 50 anos. Dessa forma, é possível identificar fatores de risco e iniciar tratamentos precocemente.

Conforme ficamos mais velhos e nosso corpo muda, é comum que seja necessário tomarmos diversos medicamentos. O geriatra é responsável por selecionar os remédios e dosagens para que o efeito de uma medicação não interfira em outra e também evitar a polifarmácia, que é o uso excessivo de medicamentos. É um trabalho complexo e muito importante para garantir o bem-estar dos pacientes e a eficácia de seus tratamentos.

Estes são alguns dos problemas de saúde que geriatras podem tratar:

• Osteoporose;
• Depressão;
• Incontinência urinária;
• Diabetes;
• Doenças cardiovasculares, como pressão alta e colesterol alto;
• Demências que interferem na memória e cognição, como Alzheimer
• Doenças que causam problemas de locomoção e equilíbrio, como Parkinson;
• Perdas de massa muscular e instabilidade na postura que podem gerar quedas;

Além de consultar médicos, o que posso fazer para envelhecer bem?

Para ter uma boa qualidade de vida na terceira idade, é preciso cultivar bons hábitos como a prática frequente de atividades físicas, uma alimentação balanceada e realizar check-ups regularmente.

Além disso, é essencial cuidar da saúde mental e administrar o stress, pois são fatores que influenciam diretamente no bem-estar e também no sistema imunológico.

O passar dos anos podem trazer algumas limitações, mas, com o acompanhamento de profissionais adequados, é possível viver uma vida plena e longa, cheia de atividades e realizações.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0