Vacinação contra COVID-19 - Fique atento às datas de calendário 1ª e 2ª Doses

05 de maio de 2021 - 11:08

É muito importante ficar atento às divulgações dos calendários para a vacinação contra o coronavírus, tanto para a 1ª dose, quanto para a 2ª dose. Hoje no Brasil, as vacinas contra a Covid-19 necessitam de duas doses para conferir a melhor taxa de proteção. Por isso, é importante completar o esquema vacinal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Não deixe de tomar a vacina quando for o seu momento e anote a data para tomar a sua 2ª dose. Separe seu documento, prepare-se para ir no local mais próximo e tome a vacina disponível.

Veja a matéria publicada pela Prefeitura da Cidade do RJ, em 02/05/2021.

“Covid-19: Prefeitura anuncia novas datas para aplicar a segunda dose da CoronaVac
A Secretaria Municipal de Saúde anunciou neste domingo (02/05) as novas datas previstas para a aplicação da segunda dose da CoronaVac na campanha de vacinação contra a Covid-19 no município do Rio, de acordo com o envio de remessas divulgado pelo Instituto Butantan.
A partir desta segunda-feira (03/05), idosos acamados ou com mais de 70 anos que ainda não tenham tomado a segunda dose da CoronaVac já poderão recebê-la. Na terça, dia 4/05, é a vez dos idosos com 67 anos ou mais. No sábado, 8/05, idosos com 66 anos receberão a segunda aplicação do imunizante. Na quinta-feira seguinte, dia 13/05, idosos com 64 e 65 anos receberão a segunda dose da CoronaVac; enquanto aqueles com 61, 62 e 63 anos terão o esquema vacinal completado na segunda-feira, 17/05.
As demais pessoas que foram vacinadas com a primeira dose da CoronaVac entre 5 e 9 de abril devem comparecer aos postos 10 dias após a data marcada para a 2ª dose em seus comprovantes. Já quem recebeu a primeira aplicação entre 10 e 17 de abril deve comparecer aos postos no dia 17 de maio. Para quem tomou a primeira dose da CoronaVac após 17 de abril não haverá adiamento na aplicação da segunda dose.
A segunda dose da CoronaVac será aplicada somente no período da manhã.”


Atenção! Caso você esteja no grupo prioritário para a vacina da gripe e as datas coincidam, priorize a do coronavírus. Após 15 dias, você poderá tomar a da gripe normalmente.

Reforçamos que mesmo com a vacina, todos ainda devem seguir as regras de proteção.

A vacinação e as regras de proteção e distanciamento social são as formas para combater esse vírus. Faça a sua parte!

Fonte: https://prefeitura.rio/cidade/covid-19-prefeitura-anuncia-novas-datas-para-aplicar-a-segunda-dose-da-coronavac/