O que você precisa saber sobre a Vacinação da Gripe de 2021

26 de abril de 2021 - 11:50

O período de vacinação contra a Influenza, comumente conhecida como o vírus da gripe, já começou e vai até 9 de julho. A vacinação é a forma mais eficaz para prevenir contra a gripe e suas complicações, apesar dela não imunizar contra o coronavírus.

Mas, excepcionalmente este ano, é preciso estar atento a alguns pontos para evitar conflitos no calendário da campanha de vacinação contra a Covid-19, que ocorre paralelamente.

Afinal, o foco continua sendo evitar aglomerações e, além disso, impedir que os públicos-alvo das duas vacinas sejam expostos uns aos outros.

Datas de vacinação contra a gripe, divididas em etapas por grupos prioritários:

• 1ª etapa — de 12 de abril a 10 de maio: crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde;
• 2ª etapa — de 11 de maio a 8 de junho: idosos e professores;
• 3ª etapa — de 9 de junho a 9 de julho: Doentes crônicos, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, População privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas;

Atenção: O tempo mínimo de intervalo entre as vacinas é de 14 dias. Ou seja, apenas após esse período quem tiver tomado a vacina contra a Covid-19 pode tomar a da gripe.

O Ministério da Saúde está orientando a quem ainda não tiver tomado a vacina contra o coronavírus, mas estiver próximo, que dê preferência a ela, e, após os 14 dias, tomar a da gripe normalmente. A meta, segundo porta-vozes da entidade, é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários.

Lembre-se de levar sua caderneta de vacinação ou documento com foto na hora de vacinar!

Fonte: https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2021/04/12/vacinacao-contra-a-gripe-comeca-nesta-segunda-idosos-nao-serao-os-primeiros-a-serem-vacinados.ghtml
https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/campanhas-da-saude/influenza/

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0