Saúde Bucal - A importância dos cuidados diários e do check-up regular

19 de março de 2021 - 19:14

Nunca é demais enfatizar a importância da realização de check-ups regulares para o corpo como um todo mas, em especial, para a boca. Afinal, ela é a porta de entrada para uma série de infecções e inflamações e podem causar sérios impactos em diferentes âmbitos de nossas vidas.

O Brasil apresenta um dos maiores números de dentistas do mundo – cerca de 19%. No entanto, o número de profissionais formados não significa um maior acesso aos serviços odontológicos. Segundo dados do IBGE, aproximadamente 41,5% da população de 60 anos apresenta uma arcada completamente comprometida.

Os problemas bucais podem ser bastante incômodos, gerando dor, isolamento, perda da autoconfiança e, muitas vezes, poderá estar associada a outros problemas de saúde. O importante a destacar é que muitos desses problemas bucais podem ser evitados e/ou tratados logo no início. A prevenção é sempre o melhor caminho seguido do tratamento precoce.

Assim, para motivar pessoas de todas as idades a cuidarem de suas bocas, todo dia 20 de março a World Dental Federation (FDI) organiza uma campanha em prol de uma saúde oral perfeita. O Dia Mundial da Saúde Oral não é dirigido somente aos profissionais da área odontológica, a data destina-se também a todas as pessoas; escolas e grupos de jovens, para oferecer atividades de aprendizagem sobre saúde bucal; comunidade de saúde em geral, para educar as populações que atendem e; governos e formuladores de políticas, para que defendam uma melhor saúde bucal para todos.

A Campanha desse ano é focada no lema “Tenha orgulho da sua boca” e, para trazer um senso de proximidade frente ao distanciamento adotado pelas medidas de segurança contra a Covid-19, pessoas podem participar compartilhando imagens dos cuidados com suas bocas com a hashtag #MouthProud nas redes sociais. Algumas dicas preciosas para todos os dias:    

-Adote medidas saudáveis na sua rotina.    

-Hidrate-se constantemente, a água é sua maior aliada na busca pela saúde.    

-Procure se alimentar corretamente.    

-Escove seus dentes após se alimentar    

-Use o fio dental, certifique-se de que todos os espaços foram higienizados.    

-Escove sua língua.    

-Visite seu dentista regularmente.

Com alguns hábitos saudáveis e uma boa rotina de higiene oral as pessoas conseguem em média controlar boa parte dos fatores de risco.

Se você e sua família ainda não contam com uma proteção odontológica, conheça o Eletros-Saúde Dental Essencial, por R$25,77 mês e o Eletros-Saúde Dental Plus, por $167,65 mês. Entre em contato conosco e agende já a sua consulta. http://www.eletrossaude.com.br/.

Conte com um atendimento 24 horas para emergências e urgências, além de profissionais altamente capacitados e rede credenciada de qualidade, com cobertura em diversos Municípios do Rio de Janeiro e acesse agora a rede odontológica do Eletros-Saúde! Priorize sua saúde.

Não esqueça que a saúde começa pela boca!  Tenha orgulho da sua boca!  

Fonte: https://www.jornaldentistry.pt/news/eventos/fdi--dia-mundial-da-saude-oral-de-2021-a-202303 https://blog.goldencross.com.br/um-panorama-sobre-a-saude-bucal-no-brasil/ https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2018-08/pesquisa-indica-que-16-milhoes-de-brasileiros-vivem-sem-nenhum-dente https://www.worldoralhealthday.org/campaign-theme-2021-2023

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0