Dia Mundial do Câncer | Prevenção e cuidados diários ainda são as formas para combater a doença!

04 de fevereiro de 2021 - 14:52

Dia 4 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer. A data foi criada no ano 2000 pela União Internacional para Controle do Câncer (UICC) para melhorar a educação da população sobre o tema e mobilizar os governantes a criarem medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento eficazes.

Segundo a UICC, 9,6 milhões de pessoas morrem de câncer anualmente, sendo a segunda causa de mortes mais comum no mundo todo. 70% dessas mortes ocorrem em países de baixa e média renda, como o Brasil. Até 2025, A Organização Mundial de Saúde (OMS) tem como objetivo reduzir em 25% dos óbitos por doenças não transmissíveis.

Uma das principais formas de reduzir os danos causados pelo câncer é a prevenção. A UICC estima que 3,7 milhões das mortes poderiam ser evitadas se fossem implementadas estratégias de prevenção, detecção precoce e tratamento da doença.

O que é câncer?

O câncer ocorre quando um agrupamento de células começa a crescer desordenadamente, gerando tumores que podem se espalhar para outras partes do corpo, chamado de metástase.
As células malignas, além de roubarem oxigênio e nutrientes que deveriam se destinar às células saudáveis, também enfraquecem o sistema imunológico e impedem o funcionamento normal do corpo humano.


Quais são os tipos de câncer?

A classificação dos tipos de câncer é feita a partir do local onde a doença se origina.

Eles são:

Carcinoma: surge nos tecidos epiteliais que revestem ou protegem os órgãos. Exemplos: câncer de mama, de próstata, cólon e pulmão.
Sarcoma: surge nos ossos ou tecidos moles, como ossos, gorduras, músculo. São menos comuns. Exemplos: lipossarcoma (tumor originado no tecido gorduroso), leiomiossarcoma (tumor originado no tecido muscular).
Linfoma e Mieloma: têm origem nas células do sistema imunológico. Os linfomas podem ocorrer em qualquer local, pois se originam no sistema linfático que percorre a extensão do corpo humano. Os Mielomas surgem nos plasmócitos, um tipo de glóbulo branco, e impactam a capacidade de criar anticorpos.
Leucemia: é o câncer que afeta a medula óssea e os glóbulos brancos. As células doentes se acumulam na medula e substituem as células normais. Há mais de 12 tipos de leucemia.
Câncer no cérebro e medula espinhal: se originam no sistema nervoso central. Alguns tipos podem resultar em metástase.


Como prevenir o câncer?

Como o câncer é uma doença que pode afetar diversas partes do corpo, existem múltiplas causas para ele.

Segundo o INCA, em 80 a 90% dos casos, o câncer é causado por fatores externos, que variam desde o estilo de vida até a exposição a substâncias cancerígenas.

Dificilmente, um paciente adoece apenas por causa de sua predisposição genética.
Portanto, para prevenir o câncer, devemos adotar hábitos saudáveis. No entanto, por conta do ritmo corrido e estressante da vida contemporânea, especialmente nas grandes cidades, fazer isso pode se tornar desafiador.

Como prevenção, é preciso cuidar também da saúde mental para não buscarmos alívio no consumo de álcool e drogas ou em uma alimentação rica em gordura e açúcar, que proporcionam rápida sensação de prazer, mas, a longo prazo, podem causar diversos problemas de saúde.


Abaixo, veja alguns hábitos que podem ajudar na prevenção do câncer:

• Consulte um médico regularmente: faça exames periódicos e vá ao médico sempre que notar algo de diferente do seu corpo.
• Não fume: o cigarro possui mais de 4700 substâncias tóxicas, sendo prejudicial especialmente aos pulmões, laringe e esôfago.
• Adote uma dieta balanceada: evite alimentos ultraprocessados e consuma frutas e verduras regularmente. Se possível, orgânicos.
• Pratique exercícios físicos: atividade física faz bem para o corpo e também para nossa mente.
• Se vacine contra a hepatite B: o câncer de fígado pode ser causado pela infecção pelo vírus da hepatite B. Procure um posto de saúde e vacine-se gratuitamente.
• Vacine crianças contra o HPV: meninas devem ser vacinadas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos. A partir dos 25 anos, mesmo vacinadas, as mulheres também devem fazer o exame Papanicolau a cada 3 anos.
• Evite sol entre às 10h e 16h: para prevenir o câncer de pele é necessário evitar exposição solar excessiva, assim como usar protetor solar, chapéu e roupas de manga compridas para proteger todo o corpo.
• Evite exposição a agentes cancerígenos: sempre que possível, mesmo que no trabalho, evite contato com substâncias químicas que possam causar danos a sua saúde.
• Amamente: amamentação previne o câncer de mama nas mães e também é benéfica aos bebês.


Lembre-se: cuidar da sua saúde deve ser uma prioridade. Assim, é possível prevenir o câncer ou detectá-lo em seus estágios iniciais e viver uma vida plena.


Fontes:
https://www.worldcancerday.org/pt-br/sobre-nos
https://www.medicalnewstoday.com/articles/323648#causes
http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3124-04-02-dia-mundial-do-cancer
https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/como-prevenir-o-cancer

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0