Qualidade de vida é mais que exercício físico e dieta saudável

É comum que se associe saúde e qualidade de vida a uma intensa rotina de exercícios físicos e a uma alimentação altamente regrada, o que pode dar a impressão de ser algo inatingível. Porém, não é exatamente assim.

Embora alimentação e atividade física sejam necessárias para o bem-estar do nosso corpo e mente, há várias outras formas de promovermos a saúde e a qualidade de vida no nosso dia a dia.

Você tem reservado tempo para descansar?

Momentos de ócio são de extrema importância para que possamos reestabelecer o nosso corpo e mente. Durante algumas horas, faça alguma atividade prazerosa ou não faça nada.

Quanto tempo você tem passado em frente às telas?

O excesso de tempo que passamos no celular e computador pode causar cansaço visual, uma condição que prejudica nossos olhos, distúrbios do sono e também aumentar o risco de ansiedade e depressão.

Para reduzir os danos causados pela luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos, procure parar de usá-los pelo menos duas horas antes de dormir e, durante o uso, dê algumas pausas e olhe para longe para exercitar os olhos.

Você passa muito tempo na cadeira?

Ao longo do dia, é importante se levantar e caminhar um pouco, alongar o corpo. Além disso, é essencial ter um ambiente apropriado para o trabalho para manter uma boa postura e reduzir riscos de problemas na coluna.

Para se ter qualidade de vida precisamos adotar um conjunto de hábitos saudáveis.

Mantenha uma dieta equilibrada e rotina de exercícios diários – nem que seja apenas 30 minutos de caminhada -, mas não se esqueça que há outras práticas que precisamos inserir na nossa rotina para que possamos viver de maneira mais saudável e, consequentemente, mais feliz.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 31390-4