Cuidados com a Pele | Você sabia que sua pele exige cuidados diários?

A pele é o maior órgão do corpo humano e nos protege das ameaças do meio externo. Porém, nem sempre nos lembramos de cuidar dela devidamente, o que pode causar acne, pequenas manchas e, em casos mais sérios, câncer de pele.
Para mantê-la saudável, não basta passar protetor solar em dias quentes. É preciso consultar um dermatologista e adotar uma rotina de cuidados diários com produtos adequados para cada tipo de pele.

Limpeza e Hidratação

Nossa pele deve ser limpa diariamente para remover as impurezas às quais somos expostos. Para isso, devemos usar sabonetes adequados para cada tipo de corpo e pele. Uma pessoa que tem a pele seca não deve fazer a limpeza com um sabonete para pele oleosa, por exemplo, pois isso pode causar irritações como coceira, vermelhidão e até infecções.
Outro passo fundamental na rotina de cuidados é a hidratação. Tanto a pele do corpo quanto a do rosto precisam ser hidratadas, mesmo que seja oleosa ou acneica. Assim, evitamos o envelhecimento precoce e fortalecemos a proteção contra elementos externos.

Proteção - Qual filtro solar é apropriado para o meu tipo de pele?

Além de limpar e hidratar nossa pele diariamente, precisamos também usar protetor solar para nos protegermos dos danos causados pelos raios solares. 
Primeiro, vamos esclarecer alguns pontos muito importantes. As famosas radiações UVA e UVB não são as únicas existentes, mas são as que conseguem atingir nossa pele.

Os raios UVA estão presentes nas luzes brancas e são, geralmente, invisíveis. Eles são os maiores responsáveis pelo envelhecimento da pele, pois atingem as camadas mais profundas, só que nós não conseguimos percebê-los. Então, na maioria das vezes, não achamos necessário a fotoproteção.

Os raios UVB são aqueles responsáveis pelas queimaduras da pele, são visíveis e, para este tipo de radiação, temos mais sensibilidade. Apesar da sua penetração menos profunda que os raios UVB, também provocam envelhecimento da pele.

Não é de se estranhar que muita gente acha que não tem que utilizar os filtros solares enquanto não estão expostas ao sol. Esse é um engano muito comum, pois até mesmo o próprio nome "filtro solar", pode induzir a este engano! O mais apropriado é chamarmos de fotoprotetores, já que nos protegem de vários tipos de luzes, até mesmo as invisíveis!

Quanto aos fatores de proteção solar, o que precisamos saber na hora de escolher o seu fotoprotetor é entender a importância dos fatores de proteção solar. Primeiro devemos entender que fatores de proteção mais altos, têm maior fotoestabilidade, ou seja, eles têm um maior tempo de proteção. Para calcular o tempo que seu fotoprotetor vai te proteger, é necessário saber se ele realmente tem a proteção UVA e UVB.

Os fotoprotetores com melhor performance devem ter proteção UVA e UVB balanceadas, um produto que contenha fator de proteção solar para raios UVB de 60, deve também ter proteção para os raios UVA em torno de 20. Isso também é importante para calcular o tempo que o seu fotoprotetor está em ação. O fator de proteção solar representa o tempo a mais que a pele fica protegida. Por exemplo: se sua pele leva 5 minutos para sofrer os efeitos do sol, ao passar um protetor com fator de proteção 15, a sua pele ficará protegida por 15 vezes mais tempo (no caso, 75 minutos). O mesmo protetor sobre uma pele mais escura, que sofre efeitos solares após 7 minutos, protege por 105 minutos. Mas, cuidado! Isso não quer dizer que o fator 60 seja 4 vezes mais poderoso que o fator 15, mas sim que ele protege por 4 vezes mais tempo.

Outra pergunta frequente é se o fotoprotetor causa acne. Se for utilizado um fotoprotetor adequado para o seu tipo de pelo, não causa acne. Hoje há no mercado inúmeras opções e é uma escolha criteriosa que necessita da avaliação de um especialista.

Há uma variedade enorme de fotoprotetores com substâncias antioxidantes, adicionados de poderosos aliados contra o envelhecimento da pele. Os fotoprotetores que contém pigmentação são extremamente versáteis oferecendo a proteção química dos fatores de proteção e física dos pigmentos contidos.

Hábitos saudáveis

Para cuidar da pele, também é preciso ter hábitos saudáveis. Uma rotina de cuidados com cosméticos de qualidade não vai ter os mesmos resultados se não cultivarmos outras práticas que beneficiem nosso corpo.
Adotar uma dieta equilibrada, não fumar, dormir bem e beber pelo menos dois litros de água por dia são algumas das coisas que você pode fazer para tornar sua pele saudável. A água é um dos seus maiores aliados! Hidrate-se de dentro para fora também! Cremes hidratantes ajudam muito, mas sem os cuidados com a sua saúde em geral, não vão ajudar.

Consulte um dermatologista

Os cuidados com a pele possuem várias etapas, portanto o uso de produtos adequados é tão importante quanto os cuidados com a alimentação, suplementações vitamínicas, hábitos de vida saudáveis e o mais importante de tudo, que você observe sua pele. Caso apareçam lesões diferentes ou haja modificações de lesões antigas, não hesite em procurar um Dermatologista o quanto antes!

Ame-se, cuide-se, você é um ser único!

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0