Cuidar da alimentação é investir em qualidade de vida!

A rotina, principalmente nas grandes cidades, é corrida e acabamos por negligenciar nossa alimentação e consumir processados, que são ricos em aditivos químicos, sal, gordura e açúcar. Embora seja mais fácil, esse hábito pode prejudicar nossa saúde e causar problemas crônicos como diabetes e pressão alta, o que nos deixa mais vulneráveis a outras doenças.

Consuma mais produtos naturais e coloridos e, se possível, consulte um nutricionista.

Equilíbrio! Nada em excesso é bom. Uma dieta balanceada, rica em folhas, frutas, legumes e proteínas, é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo e fortalecimento do sistema imunológico.

Uma dica para balancear sua dieta e consumir o maior número de nutrientes é consumir alimentos de cores variadas. Quanto mais colorido seu prato, maior a variedade de nutrientes para o seu corpo!

Alimentos laranjas, como cenoura e abóbora, são fonte de vitamina A e protegem os olhos, a pele e o cabelo.

As folhas escuras, por exemplo, contêm alto teor de fibras que facilitam o trânsito intestinal. Além disso, também são ricas em cálcio, ferro, magnésio e ácido fólico. Portanto, previnem anemia, problemas nos ossos e doenças cardiovasculares.

Já alimentos vermelhos fornecem licopeno, um antioxidante que combate radicais livres. Ele fortalece o coração e reduz o risco de desenvolver câncer. Para melhor absorvê-lo, recomenda-se consumi-lo com alimentos gordurosos.

Entretanto, não basta comer colorido. Para definir quais alimentos e em qual quantidade consumir, é recomendável consultar um nutricionista. Cada pessoa tem necessidades diferentes e apenas um profissional pode dar orientações sobre como supri-las adequadamente.

Comer bem para viver melhor!

Além da variedade e qualidade dos alimentos, é preciso também fazermos todas refeições, preferencialmente no mesmo horário, com calma e em local adequado. Evite comer em frente à televisão ou usando o celular e mastigue bem antes de engolir.

Muitas pessoas se atentam à alimentação apenas quando surgem problemas de saúde. O ideal é manter uma dieta equilibrada e também praticar atividades físicas regularmente para prevenir o surgimento de doenças.

Além disso, é importante cuidar da saúde mental. Dietas ricas em gordura e açúcar prejudicam o funcionamento cerebral, causando inflamações no sistema nervoso, que podem levar a quadros depressivos. Bem-estar psicológico e alimentação saudável andam juntos.

Para termos qualidade de vida e longevidade, o cuidado com a alimentação deve ser diário.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0