Como se prepara para envelhecer de forma saudável?

A idade chega para todos.

E, para sensibilizar a sociedade quanto as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa, comemora-se anualmente no dia 1º de outubro, o Dia Nacional do Idoso.

Esta é uma fase da vida que boa parte dos brasileiros deseja desfrutar com plenitude e autonomia. Contudo, para alcançar esses objetivos é preciso, desde cedo, educar e ensinar que o jovem de hoje, será o idoso de amanhã. E isso envolve um planejamento que começa pela busca de hábitos saudáveis e que se estende a uma programação financeira.

Caso não tenha se programado da maneira ideal, nunca é tarde para começar. É essencial fazer uma atividade física, iniciar um programa de alimentação correta rica em nutrientes, manter a mente estimulada com exercícios específicos para o cérebro e fazer acompanhamento com seu clínico geral ou geriatra, regularmente.

Outro fator associado à qualidade de vida na terceira idade são as relações sociais. Ou seja, precisa-se evitar isolar essas pessoas. Conviver com a família, com antigos e novos amigos faz muito bem à cabeça e ao coração.

Além disso, é fundamental que o idoso se sinta útil, já que o ócio é um dos maiores causadores da depressão. Uma boa opção é estimular que descubram atividades para se dedicar diariamente ou simplesmente incentivá-los a não parar de trabalhar, principalmente se ainda sintam paixão pelo o que fazem e estejam aptos a continuar.

Garantir uma maturidade digna é uma preocupação de todos. Afinal, são os idosos que, por meio de experiências e vivências, colaboraram com a nossa história e criação. Por isso merecem respeito e admiração!

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 31390-4