A prevenção continua sendo o melhor aliado para combater o câncer de mama.

Se prevenir significa ter uma alimentação saudável e equilibrada,  praticar atividades físicas, cuidar da saúde mental e fazer acompanhamento médico, regularmente.  

A história da luta do câncer de mama é antiga e remonta à última década do século 20. Desde então, muito tem se falado, estudado, pesquisado, conscientizado e evoluído. É fato que, quanto mais informação, mais entendimento, mais esperança e menos preconceito.  

Adotar hábitos mais saudáveis é uma das formas de se combater a doença, mas, também, ter uma atitude consciente de fazer o autoexame, pelo menos uma vez por semana, e procurar um especialista para fazer seus exames periódicos, oferece melhores chances de sucesso no tratamento.  

Segundo a FEMANA - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama e a Sociedade Brasileira de Mastologia, é indicada a realização de mamografias anuais em mulheres a partir dos 40 anos.  

Confira abaixo algumas atitudes importantes na prevenção ao Câncer de Mama:

  • Atividades físicas regulares
  • Alimentação balanceada
  • Não fumar
  • Manter o peso corporal adequado
  • Evitar ingerir bebidas alcoólicas com frequência
  • Evitar o uso de hormônios sintéticos em altas doses  

Devido à pandemia do coronavírus e a necessidade de isolamento social, as pessoas adiaram suas consultas e exames de rotina, prejudicando o rastreamento de possíveis casos e até os tratamentos que já estavam em andamento. Aos poucos essas atividades estão sendo retomadas, pois são imprescindíveis para identificação precoce do diagnóstico.  

Conforme informado em matéria de lançamento da Campanha do Outubro Rosa da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), a Instituição recomenda que nas localidades onde o número de casos tenha diminuído, que já exista certa flexibilização e, é claro, tomando todos os cuidados de proteção, que as mulheres retomem seus exames. “Uma vez deixando de fazer o rastreamento e não identificar o diagnóstico de um tumor inicial com alta chance de cura pode resultar em um diagnóstico tardio com o tumor avançado e menor chance de tratamento efetivo”, explica o presidente da SBM, Vilmar Marques.

A SBM alerta ainda que: “Para as localidades com alta incidência da pandemia, o mais correto é que as mulheres não consideradas urgentes, assintomáticas ou que fazem controle por alterações benignas aguardem o momento de pico passar. No entanto, no caso da mulher suspeitar de um nódulo palpável ela não deve postergar e buscar atendimento imediatamente para fazer o diagnóstico. “A pandemia gera uma sensação de insegurança e muitas mulheres deixaram de ir ao consultório e fazer seus exames de rotina por não se sentirem seguras. Isso é natural, mas é preciso retomar o rastreamento o quanto antes para evitar casos avançados no futuro”, conclui Dr. Vilmar.”

A Instituição reforça as dicas de hábitos ideiais para uma rotina saudável:

  • Alimente-se bem e não fique muito tempo sem comer, ou seja, prefira comer de três em três horas, em pequenas quantidades, sempre priorizando os alimentos naturais e evitando os alimentos industrializados.
  • Evite o excesso de gorduras e carboidratos simples, como açúcar adicionado aos alimentos, doces, sucos de caixinha ou saquinho, refrigerantes, pão branco, macarrão, sempre preferindo as opções integrais.
  • Procure ingerir proteínas de boa qualidade, principalmente frutas, legumes e verduras por serem fontes de vitaminas e minerais essenciais e ricas em fibras que ajudam na saciedade e no funcionamento adequado do intestino.
  • Pratique exercícios físicos durante a semana. O ideal são 150 minutos de atividades físicas moderadas  ou 75 minutos de atividades vigorosas divididas pelos dias da semana.
  • Planeje o seu dia alimentar e tente segui-lo.

Fonte: Site da Sociedade Brasileira de Mastologia https://www.sbmastologia.com.br/noticias/outubro-rosa-sbm-lanca-movimento-quanto-antes-melhor-e-chama-a-atencao-para-a-vida-saudavel/

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0