O que os olhos não veem o coração sente, e muito!

Pode parecer que não, mas nosso amigo do peito demanda muito cuidado e atenção, independentemente da idade.

Sim! O coração deve ser cuidado com muito carinho em qualquer fase da nossa vida. Ele é o primeiro órgão que se forma no corpo humano. Ele não tem nenhum descanso, pois trabalha 24 horas todos os dias.

Compartilhamos uma matéria, publicada pelo Instituto Nacional de Cardiologia, que apresenta dicas valiosas para evitar o enfarto e manter o coração saudável.

“Logo cedo, eles mal acordam e já estão acessando os smartphones para verificar questões de trabalho. Durante o almoço, não se alimentam direito e sempre ocupam a cabeça com os milhares de compromissos de trabalho que têm pelo dia. Ao chegaram em casa, à noite, a palavra descanso é proibida.

Em vez disso, viram a madrugada mergulhados em mais trabalho. Estes são os chamados workaholics – termo em inglês para ‘viciados em trabalho’ –, perfil apropriado para sofrer um infarto a qualquer momento.

Há também os que já se aposentaram, mas não se exercitam com regularidade e se alimentam mal. Esse grupo mostra que não basta apenas viver de forma relaxada e/ou tomar os remédios no horário certo (para os que sofrem com a pressão), desde que a saúde do corpo também não esteja em dia.

“Manter a mente tranquila e evitar grandes emoções é muito importante, mas também é fundamental manter uma vida plenamente saudável, principalmente na terceira idade”, alerta a cardiologista Cynthia Magalhães, que enumera abaixo dicas para evitar o enfarto em qualquer idade.

• Não fume e nem seja fumante passivo. O cigarro é um dos grandes inimigos do coração.

• Faça exercícios regularmente. Há uma série de benefícios proporcionados pela atividade física: aumento do bom colesterol (HDL), controle da pressão arterial, redução de peso, sensação de bem estar, redução do açúcar no sangue, etc.

• Cheque e trate a sua pressão arterial, caso ela esteja elevada. Considere como normal a pressão de 12x8 (doze por oito).

• Cheque e trate o seu nível de açúcar no sangue, caso ele esteja elevado. Considere como normal até 99 mg/dl.

• Cheque e trate o seu colesterol, caso ele esteja elevado no sangue. Considere como normal para indivíduos saudáveis colesterol total menor que 200mg/dl e LDL (mau colesterol) menor que 100 mg/dl.

• Reduza seu estresse e procure dormir bem à noite. Proporcione-se momentos de lazer.

• Alimente-se corretamente, com mais qualidade do que quantidade. Não esqueça de que não podemos abusar do sal e, às vezes, ele vem disfarçado em alimentos. Portanto, crie o hábito de ler rótulos no mercado.

• Controle seu peso. Cheque-o com frequência.

• Consulte um médico regularmente. Não espere ficar doente para marcar uma consulta. A prevenção é o melhor remédio que existe.

• Ame a vida e o seu coração. Não desista nunca!”  

Fonte: Site Instituto Nacional de Cardiologia https://inc.saude.gov.br/htm/noticias.htm#9

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0