Dicas para cuidar da sua saúde mental em tempos de pandemia.

Desde que foi decretada a pandemia decorrente do COVID-19, milhões de pessoas tiveram que lidar com sentimentos desafiadores como medo e incerteza. Além disso, o isolamento social, recomendado para conter a propagação do vírus, acaba intensificando esse turbilhão de emoções.

E é justamente essa mudança de rotina, aliada às incertezas do cenário atual, que podem acabar comprometendo a nossa saúde mental, dando espaço ao estresse, ansiedade e insônia, por exemplo.

"Um trabalho de olhar interno e consciente na situação em que estamos vivendo é um ponto importante não só para a nossa saúde mental e psicológica, mas também para a física", defende Gustavo Arns, professor da pós-graduação em psicologia positiva da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, que dá algumas dicas para enfrentar os próximos dias com mais equilibro. Confira:

Seja otimista

Ter a possibilidade de ficar em casa é um privilégio que, além de garantir segurança, nos permite desacelerar e nos conectar com familiares. "Às vezes é necessário fazer um esforço consciente para encontrar o lado positivo de uma situação", diz Arns. "No livro Felicidade Autêntica, o psicólogo Martin Seligman, pai da psicologia positiva, diz que os otimistas tendem a considerar os seus problemas passageiros, controláveis e específicos", explica. "Já pessoas pessimistas criam situações que vão muito além da realidade em si."

Seja pé no chão

Não alimente ou deixe ser consumido por hipóteses catastróficas. Foque no presente e no que de fato pode ser feito para prevenir o pior cenário e mitigar os desafios que já existem. "Se ficarmos nos 'pré-ocupando' com situações desastrosas, que nem sabemos se vão acontecer, provocaremos um desgaste energético e mental e esqueceremos do que realmente precisa ser feito", adverte Arns.

 Informe-se por fontes confiáveis e oficiais

"Assim como cuidamos da saúde do nosso corpo e nos preocupamos com a nossa alimentação, precisamos ficar atentos a como estamos alimentando nossa mente", alerta Arns. "Recebemos informações por Whatsapp e redes sociais o tempo todo e, muitas vezes, encontramos desinformação, dados e afirmações sem fontes verificadas. Isso tudo nos causa uma 'má digestão' mental e gera pânico." Por isso, consuma informações de ferramentas e fontes oficiais e veículos confiáveis.

Mantenha uma rotina

Procure adequar-se a uma rotina, estabelecendo horários fixos para dormir, acordar, alimentar-se, descansar, fazer exercícios físicos e outras atividades que você queira incluir no seu dia a dia. Nosso corpo e mente se adaptam melhor aos desafios do cotidiano quando mantemos a alimentação saudável, o sono regular e os músculos ativos.

Faça o que gosta

Ao estabelecer uma rotina, você evita ocupar todo o seu dia. Aproveite o tempo livre para colocar em dia as leituras que você não consegue terminar há tempos, as séries que você quer maratonar, um quadro que quer pintar ou um curso online que sempre quis fazer.

Seja gentil

"Para a psicologia positiva, a gentileza é um ponto muito importante dentro do bem-estar", afirma Arns. "Sempre que contribuímos para o bem-estar do outro estamos contribuindo para o nosso", diz o psicólogo. Nesse caso, a decisão voluntária de permanecer em quarentena pode ser encarada também como um ato de gentileza com o outro e consigo mesmo.

Fonte: Revista Galileu

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0