Ministério da Saúde inicia Campanha de Vacinação contra gripe.

O Ministério da Saúde iniciou hoje a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferentes, alcançando cerca de 67,6 milhões de pessoas em todo o país. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio.
 
Por que a campanha foi antecipada?
Neste ano, o início da campanha mudou de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).
 
Vacinação por drive-thru e outras iniciativas no estado do Rio de Janeiro.
Por conta da pandemia da Covid-19, algumas medidas foram tomadas para evitar a aglomeração e, com isso, a propagação do coronavírus, como a vacinação por drive-thru em postos do Detran.RJ, onde qualquer pessoa acima de 60 anos poderá ser vacinada sem a necessidade de sair do carro. Até o momento, quatro cidades do estado do Rio de Janeiro já fecharam parceria: Rio, Niterói, Nova Iguaçu e Nova Friburgo.
 
Além dessa iniciativa, foram recomendadas ações específicas para este momento, como estender horários nos postos; realizar parcerias com instituições de graduação e cursos técnicos para ampliar o número de profissionais; priorizar locais abertos para vacinação; distanciar pessoas em 1,5m nas filas; adotar unidades móveis e visitas domiciliares; entre outras.
 
 
Fonte: Ministério da Saúde e Governo do Estado do Rio de Janeiro. 
 
 

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0