Doenças de base em maiores de 60 anos. Entenda porque a vacinação é tão importante.

Você sabe o que são doenças de base?

Estar em dia com a vacinação indicada para a sua faixa etária é importante para todos. Mas os chamados pacientes especiais precisam mais do que a vacinação de rotina.

Quem são os pacientes especiais?

Pacientes especiais são todos que possuem doença de base e/ou crônica e, por isso, diante de uma infecção, tendem a evoluir de forma grave, estão mais sujeitos à hospitalização prolongada e apresentam maior risco de morte. O tabagismo, a cardiopatia, a diabetes, o HIV/AIDS, o câncer, doenças autoimunes, obesidade, entre outras, são alguns exemplos de doenças de base/crônicas que têm em comum as recomendações especiais de vacinação e a possibilidade de contraindicações conforme o grau de comprometimento da saúde.

Doenças de base em maiores de 60 anos.

Algumas doenças como as cardiovasculares ou respiratórias (coração e pulmão), neoplasias (câncer) e diabetes melitus são responsáveis pela internação e morte de milhares de pessoas todos os anos, muitas vezes em decorrência de complicações causadas por doenças infecciosas como a gripe e pneumonia. A faixa etária dos 60+ é a que apresenta maior risco de adoecer e sofrer complicações que podem levar à morte.

Por isso, a vacinação está entre os grandes aliados do envelhecimento saudável!

Devido ao envelhecimento, o sistema imune vai perdendo a memória imunológica e a eficiência no combate às infecções. Esse processo é chamado de imunossenescência e, quanto mais avança a idade, maior tende a ser a perda.

A imunossenescência chega para todos. Mesmo pessoas ativas, saudáveis após os 60 anos de idade, tornam-se mais suscetíveis a doenças infecciosas, responsáveis por um grande número de hospitalizações e mortes, além de outras consequências, como:

  • Maior vulnerabilidade e suscetibilidade a doenças infecciosas;
  • Maior risco de adoecer gravemente;
  • Maior concomitância de doenças graves e degenerativas.

Consulte o seu geriatra e saiba como se prevenir.

Fonte: Vaccini

 

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0