O que você precisa saber sobre a Febre Amarela.

Com o aumento das temperaturas e a chegada das chuvas, a proliferação do mosquito causador da Febre Amarela se torna mais incidente, aumentando a necessidade da prevenção e da vacinação contra a doença.

Entre os dias 1º de julho de 2017 até 20 de março de 2018, foram confirmados no país 1.098 casos, sendo que 340 resultaram em morte. O estado com o maior número de casos confirmados é Minas Gerais, com 453 ocorrências e 152 mortes. Em seguida, São Paulo, com 451 casos confirmados e 129 óbitos, e o Rio de Janeiro, com 188 casos e 68 mortes.

Febre Amarela é uma doença viral potencialmente grave. A maior parte dos infectados apresenta poucos ou nenhum sintoma, mas transmite a doença caso seja picado por um mosquito e esse mosquito pique outra pessoa. Entre os que adoecem, a enfermidade pode ser muito severa, com letalidade que varia de 30 a 60%.

As primeiras manifestações são súbitas, com febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. Após um breve período de bem estar (dois dias), o quadro pode melhorar ou evoluir para a forma mais grave, marcada por insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

Os indivíduos que se recuperam adquirem imunidade permanente.

Transmissão

Em áreas urbanas, a Febre Amarela é transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Nas áreas silvestres, o vírus também é encontrado em macacos, seus hospedeiros intermediários — ao picar o animal, o mosquito é contaminado e passa a infectar humanos.

A transmissão urbana da Febre Amarela desapareceu no Brasil em 1942, mas a forma silvestre é endêmica e eventualmente causa surtos e epidemias, como a que o país enfrenta desde 2017, quando a febre amarela silvestre chegou a áreas até então consideradas livres da enfermidade.

Com o objetivo de conter o aumento de casos, a expansão geográfica e o risco de reurbanização, o Ministério da Saúde realizou campanha de vacinação com doses fracionadas nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, passou a recomendar a vacinação para todo o território nacional, em ampliação que será feita de modo escalonado até abril de 2019.  

Fonte: Sociedade Brasileira de Imunizações.  

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0