Agência Nacional de Saúde

Planos do Eletros-Saúde são bem avaliados pelos beneficiários.

No primeiro trimestre de 2020, realizamos uma pesquisa de satisfação com nossos beneficiários maiores de 18 anos, entre titulares, dependentes e familiares de todos os planos. Os participantes foram selecionados de forma aleatória pelo instituto contratado pelo Eletros-Saúde, o Instituto Íbero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente (IBRC)  e responderem, por telefone, a perguntas sobre atenção à saúde, canais de atendimento e satisfação geral sobre os planos da operadora.

Com premissas estabelecidas no Documento Técnico para a Realização da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde, da ANS, os resultados irão compor o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). Além disso, servirão como base para que operadora e agência conheçam os fatores relacionados à satisfação dos beneficiários do Eletros-Saúde.

Os principais destaques foram:

  • 88,5% dos beneficiários entrevistados qualificam o plano como bom ou muito bom, atestando a elevada qualidade dos planos.
  • Referente à atenção imediata (por exemplo: caso de urgência ou emergência), 90,3% dos entrevistados avaliaram positivamente, o atendimento oferecido pelos planos do Eletros-Saúde.
  • Na avaliação sobre atenção em saúde recebida (por exemplo: atendimento em hospitais, laboratórios, clínicas, médicos, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e outros), 93,1% dos entrevistados responderam positivamente, classificando este atributo em patamar de Excelência.
  • 81,6% dos entrevistados diz ter fácil acesso e compreensão à lista de prestadores credenciados.

Nos links abaixo é possível acessar os resultados obtidos na Pesquisa Anual de Satisfação com Beneficiários 2019, bem como o parecer emitido pela auditoria independente sobre a fidedignidade dos resultados.

A satisfação dos nossos beneficiários é essencial, além de ser um dos indicadores de gestão do Eletros-Saúde. Por isso, ficamos felizes com o resultado da pesquisa, mas entendemos que há um caminho de melhorias a ser percorrido, a fim de tornar nossos processos e serviços ainda mais assertivos.


Monitoramento da Garantia de Atendimento

O Eletros-Saúde segue com a melhor classificação da ANS, em Monitoramento da Garantia de Atendimento.

O Eletros-Saúde se mantém com a melhor avaliação no Monitoramento da Garantia de Atendimento, realizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Conforme indicado na figura abaixo, as operadoras enquadradas nas faixas superiores do monitoramento apresentam um pior resultado no indicador de acesso às coberturas assistenciais.

 

Confira, no gráfico a seguir, o excelente desempenho e as notas mais recentes do Eletros-Saúde:

O Monitoramento da Garantia de Atendimento

Recentemente, foi divulgada a avaliação referente ao 3º trimestre de 2020, onde o Eletros-Saúde manteve sua posição na melhor categoria do indicador. O Monitoramento da Garantia de Atendimento é o acompanhamento periódico do acesso dos beneficiários de planos de saúde às coberturas contratadas. Com informações coletadas periodicamente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as operadoras são classificadas, trimestralmente, por faixas que possibilitam uma análise comparativa entre elas.

Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)


 

IDSS 2019 – ano base 2018

O IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) é um indicador desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avalição anual do desempenho das operadoras de planos de saúde brasileiras.

Composto por quatro dimensões (qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade do mercado e gestão de processos e regulação), o IDSS tem como base os dados extraídos de sistemas de informações da agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde. No caso das informações assistenciais, o envio se dá por meio de arquivo de Monitoramento TISS (Troca de Informações de Saúde Suplementar).

Os dados consolidados do Monitoramento TISS são comparados com os dados informados pela operadora no DIOPS (Documento de Informações Periódicas das operadoras de Planos de Assistência à Saúde).

No IDSS 2019 – calculado com base em informações referentes ao ano 2018 – o resultado da operadora foi impactado, negativamente, porque todos os indicadores das dimensões “qualidade em atenção à saúde” e “garantia de acesso”, além de dois indicadores da dimensão “gestão de processos e regulação”, não foram computados. Infelizmente, por problemas no processamento dos arquivos enviados, a nota do Eletros-Saúde não reflete a sua qualidade assistencial, tendo em vista que todos os indicadores que levavam em consideração os dados assistenciais não foram computados, destoando, também, das notas recebidas nos anos anteriores.

Informamos ainda que, quando o resultado final foi divulgado pela agência, interpusemos, em 01/04/20, novo recurso à ANS, que retornou com a informação da abertura de um processo para verificação do questionamento. 

Até o momento, quando finaliza o prazo para divulgação do resultado no Portal das operadoras, não obtivemos resposta sobre o processo aberto.

O Eletros-Saúde, que sempre atua com foco na excelência do atendimento e na garantia do cuidado, reforça que, neste ano de 2020, continuamos aprimorando os serviços prestados aos nossos beneficiários e patrocinadoras. Tudo para que a próxima divulgação do IDSS venha a refletir, de fato, o desempenho da operadora no mercado de Saúde Suplementar.

Resultado

Clique aqui para acessar as informações sobre o IDSS, no site da ANS.


 

IDSS 2018 – ano base 2017

O IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) é um indicador desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avalição anual do desempenho das operadoras de planos de saúde brasileiras.

Composto por quatro dimensões (qualidade em atenção à saúde, garantia de acesso, sustentabilidade do mercado e gestão de processos e regulação), o IDSS tem como base os dados extraídos de sistemas de informações da agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde. No caso das informações assistenciais, o envio se dá por meio de arquivo de Monitoramento TISS (Troca de Informações de Saúde Suplementar).

Gráfico de evolução do IDSS do Eletros-Saúde:

Clique aqui para acessar as informações sobre o IDSS, no site da ANS.

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