Novembro Azul | Cuidar de si é um ato de coragem

01 de novembro de 2020 - 00:41

Juntos no combate ao câncer de próstata!

Sempre é tempo para cuidar da sua saúde.

O Novembro Azul, campanha que promove anualmente o cuidado com a saúde do homem, reforça a importância de falar sobre o câncer de próstata - o segundo tipo de câncer mais comum entre os brasileiros, depois do câncer de pele.

A campanha de conscientização, realizada desde 2003, tem como objetivo quebrar o preconceito masculino com relação às consultas médicas e ao exame de toque retal. Para isso, divulga informações sobre métodos de prevenção que podem levar ao diagnóstico precoce, possibilitando o tratamento e a cura da doença.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), para cada ano do biênio 2018/2019, foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata no Brasil. Desses casos, 6 em cada 10 foram diagnosticados em homens com mais de 65 anos. Por isso, com o aumento da expectativa de vida, conversar sobre o assunto torna-se cada vez mais urgente.

Por ter uma fase inicial com evolução silenciosa e, na maioria dos casos, sem sintomas, a Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens a partir de 50 anos procurem um profissional especializado para realizar uma avaliação. Já homens negros ou com histórico de câncer de próstata na família devem começar aos 45 anos, uma vez que são mais propensos a desenvolver a doença.  

Alguns sintomas para ficar alerta:

Na maioria dos casos, os pacientes não apresentam nenhum sintoma. E quando apresentam, os mesmos podem facilmente ser confundidos com uma hipertrofia prostática benigna. Para diferenciá-los é importante consultar um médico.

  • Confira alguns sintomas:
  • Crescimento da próstata;
  • Dificuldade de urinar;
  • Dor óssea;
  • Incontinência urinária;
  • Presença de sangue na urina.

Para diferenciá-las, dois exames são de grande importância: o PSA, exame de sangue, e o exame de toque retal. É importante que ambos sejam realizados juntos, pois se complementam e aumentam as chances de diagnóstico precoce em 90% ou mais.

Como se prevenir?

Além do acompanhamento médico, desenvolver hábitos mais saudáveis é a melhor forma de prevenir o câncer de próstata:

  • Consumir mais legumes, verduras, frutas, grãos e cereais integrais;
  • Diminuir o consumo de gorduras, principalmente gordura animal;
  • Realizar atividades físicas diariamente por pelo menos 30 minutos;
  • Reduzir o consumo de álcool;
  • Não fumar;

Além de prevenir o câncer de próstata, esses hábitos são fundamentais para evitar, também, doenças relacionadas ao coração. Que tal iniciar o mês de novembro com prevenção redobrada?

Cuide-se! Abrace este ato de coragem.

 

Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/consumidor/5211-novembro-azul-um-sinal-de-alerta-para-a-saude-dos-homens

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0