Cigarro: Riscos reais e benefícios de parar.

29 de agosto de 2019 - 11:37

Que o cigarro faz mal, já se sabe há muito tempo.  No entanto, os riscos associados ao cigarro sempre foram estimados com base, por exemplo, no fato de o câncer de pulmão ser muito mais frequente em fumantes. As estimativas de risco não levavam em conta a melhora do tratamento das doenças cardiovasculares nos últimos anos. Mais importante, essas previsões não permitiam medir o impacto de parar de fumar.

Para avaliar de fato os riscos relacionados ao cigarro e verificar o impacto de parar de fumar, Jha e colaboradores* seguiram mais de 200 mil homens e mulheres com mais de 25 anos, entre 1997 e 2006, nos Estados Unidos. Relacionando os dados de tabagismo com os da mortalidade e as causas de morte verificadas nesse período, esses pesquisadores encontraram os dados abaixo:

  • Fumantes entre 25 e 79 anos de idade morrem três vezes mais do não fumantes.
  • Para certas doenças, esse número é ainda maior: mulheres fumantes têm 17 vezes mais probabilidade de morrer de câncer de pulmão do que as não fumantes; os homens, 14 vezes mais.
  • Homens e mulheres correm risco 9 vezes maior de morrer de doenças respiratórias, quando fumam.
  • Mesmo com a melhora do tratamento das doenças cardiovasculares, fumantes morrem três vezes mais do coração do que não fumantes.

O desenho do estudo e o tamanho da população estudada permitiram ainda verificar o impacto de parar de fumar. Os dados obtidos foram os seguintes:

  • Fumantes que pararam entre 25 e 34 anos (em média aos 29 anos) tiveram suas curvas de sobrevida muito semelhantes às dos não fumantes.
  • Os que pararam de fumar entre os 35 e os 44 anos ganharam nove anos comparados aos que continuaram fumando.
  • Juntos, esses dados significam que parar de fumar perto dos 39 anos de idade reduz o risco excessivo de morrer por qualquer causa, em cerca de 90%. O que não quer dizer que seja seguro fumar até os 40 anos de idade, uma vez que 20% dos que fumaram até os 40 anos morreram mais cedo do que os não fumantes.
  • As vantagens de parar de fumar não se restringem aos indivíduos com menos de 40 anos de idade. Parar de fumar entre 45 e 54 anos de idade representa um ganho médio de seis anos de vida e, entre 55 e 64 anos, um ganho de quatro anos de vida.

Além desses dados, esse estudo também confirma que mulheres que fumam tanto quanto os homens morrem na mesma proporção ou até mais cedo do que eles. Considerando que cerca de 30 milhões de jovens começam a fumar todos os anos no mundo inteiro e que a maioria não vai parar, pode-se estimar que o cigarro vai matar 1 bilhão de pessoas no século 21.

Apague o cigarro e tenha uma vida saudável!

Autor: Drauzio Varella l Referência: Jha P, Ramasundarahettige C, Landsman V, Rostron B, Thun M, Anderson RN, McAfee T, Peto R. 21st-century hazards of smoking and benefits of cessation in the United States. N Engl J Med. 2013 Jan 24;368(4):341-50.

Fonte: drauziovarella.uol.com.br

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0