8 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

08 de agosto de 2019 - 17:49

No dia 8 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, data criada para a conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares (DCV) - que são a primeira causa de mortalidade no Brasil.

Essencial para o funcionamento do nosso corpo, o colesterol é um tipo de gordura que faz parte da estrutura das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Ele também é importante para a formação de hormônios como a vitamina D e ácidos biliares, que ajudam na digestão das gorduras da alimentação.

Conhecido como colesterol mau, o LDL, sigla de low-density lipoprotein (lipoproteína de baixa densidade) está associado a risco de infarto do miocárdio e derrame (AVC), pois ele se acumula nas paredes das artérias bloqueando a passagem do sangue. Já o HDL (high-density lipoprotein ou lipoproteína de alta densidade) é conhecido como bom colesterol porque ele faz um tipo de limpeza que vai retirando o excesso de gorduras e devolvendo para o fígado, órgão responsável por sintetizá-las.

O desenvolvimento das doenças cardiovasculares (DCV) está associado a diversos fatores de risco, tais como: obesidade, aumento do colesterol, pressão alta, diabetes e tabagismo, que podem ser controlados com alimentação saudável e prática de atividades físicas. Além desses fatores, a hereditariedade pode determinar um colesterol alto mesmo em pessoas que tenham hábitos saudáveis, por isso, além da prática de atividade física e da alimentação equilibrada é importante verificar, regularmente, as taxas de gordura no sangue e, se necessário, utilizar medicamentos sob prescrição e acompanhamento médico.

Fonte: Sociedade Brasileira de Endocrionologia e Metabologia

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0