Semana Mundial do Aleitamento Materno: conheça o tema de 2019.

01 de agosto de 2019 - 11:42

Com o tema "Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”, a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) 2019 acontece durante os primeiros dias da campanha Agosto Dourado, que promove e defende a amamentação.  

Celebrada por mais de 120 países, a ação é um movimento da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Sua criação teve como foco promover a “Declaração de Innocenti”, de 1990, estabelecendo metas pelo direito da mulher em amamentar de forma segura, encorajando a participação da sociedade, profissionais da saúde e profissionais da educação a se envolverem nessa questão.

Para Márcia Guerreiro, membro da IBFAN (Rede Internacional de Ação para Alimentos para Bebês), o tema proposto em 2019 encoraja a amamentação e dialoga com a evolução dos modelos familiares. "O tema deste ano tem a ver com aprendizado e apoio dos diferentes setores para as famílias que estão amamentando. Quanto mais informações, conhecimento e apoio para os familiares, mais empoderados eles ficam em relação à amamentação. Tanto o sucesso como o fracasso do aleitamento não é só de responsabilidade da mãe", defende.

Compartilhe e participe, a amamentação vale ouro!

Vale reforçar que o leite materno é a base da vida. Indispensável nos primeiros meses, seus benefícios se estendem à infância, adolescência e para a vida toda. A recomendação é de que o aleitamento materno seja exclusivo até o 6 meses e, após, complementado com a adição de alimentos variados até os 2 anos ou mais.    

Fonte: Revista Crescer e Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia  

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0