Março Lilás. Um mês dedicado à saúde feminina.

08 de março de 2019 - 15:37

Nós, do Eletros-Saúde, desejamos a todas as mulheres uma vida feliz e saudável! Não somente no dia 08 de março, mas em todos os outros momentos do ano. Por isso, entre outras iniciativas, apoiamos o Março Lilás, um mês totalmente dedicado à saúde feminina, principalmente ao combate do câncer de colo do útero.

Esse tipo de câncer, que acomete principalmente mulheres com mais de 25 anos, é também chamado de câncer cervical, sendo causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos).

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou ou Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica desse exame. Nas fases iniciais, o câncer de colo de útero é assintomático.

Quando os sintomas aparecem, os mais importantes são:

  • Sangramento vaginal especialmente depois das relações sexuais, no intervalo entre as menstruações ou após a menopausa;
  • Corrimento vaginal (leucorreia) de cor escura e com mau cheiro.

Nos estágios mais avançados da doença, outros sinais podem aparecer. Entre eles, vale destacar:

  • Massa palpável no colo de útero;
  • Hemorragias;
  • Obstrução das vias urinárias e intestinos;
  • Dores lombares e abdominais;
  • Perda de apetite e de peso.

Previna-se! Excetuando-se o câncer de pele não melanoma, o de colo é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Faça seus exames periodicamente e tenha um feliz dia da mulher, todos os dias!

Fonte: inca.gov.br  

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0