O verão chegou! Confira as dicas do Eletros-Saúde e aproveite o calor sem contratempos.

21 de December de 2018 - 15:13

O verão é uma boa época para descansar e aproveitar os dias ensolarados, no entanto é preciso tomar alguns cuidados para não comprometer a sua saúde durante a estação mais quente do ano.

  • Sempre que possível, evite sair nos horários em que o sol estiver a pino, ou seja das 10h às 16h. Prefira sair de manhãzinha ou ao entardecer.
  • Beba cerca de dois a três litros de água por dia. No calor, suamos mais e, por isso, eliminamos grandes quantidades de líquidos e sais minerais do organismo. Sem a reposição adequada dos líquidos e sais, o corpo entra em desidratação e pode haver mal-estar. Tente carregar uma garrafa de água fresca na mão e beba várias vezes ao dia.
  • Aplique o protetor solar pelo menos quinze minutos antes da exposição ao sol, repetindo a aplicação de duas em duas horas. No verão, o uso de protetor solar é essencial o tempo todo, principalmente porque ele é capaz de absorver ou refletir a radiação solar, poupando danos permanentes na pele. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja superior a 30.
  • Curta o verão e tudo de bom que essa estação maravilhosa oferece com uma alimentação leve e saudável. Frutas, verduras, legumes, peixe e frango favorecem a digestão. Os cereais integrais e os grãos também são boas opções. Opte por alimentos naturais e frescos que, além de todas as funções importantes, também diminuem o risco de contaminações e consequentes náuseas ou vômitos.
  • Prefira lugares frescos para fazer atividades físicas no verão. Quando for escolher os locais abertos para realizar exercícios físicos, procure sempre pelas sombras, como em parques e praças, assim você consegue evitar a exposição direta ao sol. Nos dias e horários mais quentes, ambientes com ar-condicionado são mais oportunos, já que a climatização garante uma temperatura constante e agradável.
  • Picadas de insetos são muito comuns no verão. Atenção especial aos cuidados com as crianças, principalmente por volta das 16h. Bons recursos para prevenir as picadas e possíveis doenças são os repelentes, específicos para cada idade e tipo de pele - verifique antes com o pediatra qual a melhor indicação de produto.

 

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 31390-4