Outubro Rosa: Transformando o medo do câncer de mama em liberdade

02 de outubro de 2015 - 08:41

Outubro é o mês de combate ao câncer de mama. O “Outubro Rosa”, evento mundial celebrado em todo o Brasil ao longo do mês, visa conscientizar mulheres e famílias sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Para a edição de 2015, o tema escolhido é “Você pode sentir medo ou sentir-se livre. Câncer de mama, transforme medo em liberdade”.

Cristo cor-de-rosa
Na próxima segunda (5), a partir das 18h, o Cristo Redentor será iluminado de rosa, cor que simboliza a luta contra o câncer de mama. A iniciativa é fruto da parceria entre a Fundação Laço Rosa e a Américas Amigas, associações sem fins lucrativos que têm como propósito combater o câncer de mama e difundir a causa. Juntas, as instituições mantêm uma campanha de doações no site de financiamento coletivo http://www.kickante.com.br/campanhas/estamos-juntos-contra-o-cancer-de-mama, que permanecerá no ar até o dia 5 de outubro.

Com a ação, ambas buscam, ainda, incentivar a ida de pacientes com câncer ao monumento, promovendo um encontro especial entre portadores da doença. Voluntários ofertarão informativos, laços cor-de-rosa e pintura facial a quem comparecer ao Cristo entre 16h e 17h.

Índice nacional de mamografias abaixo da média mundial
Atualmente, 40% das brasileiras entre 50 e 69 anos de idade não realizam mamografias, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde. Doença de diagnóstico complexo, em decorrência da enorme variação em seus aspectos clínicos gerais, o câncer de mama é, na maioria das vezes, descoberto por médicos de áreas distintas das oncológicas (70%).

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) recomenda que, além do autoexame, as mulheres façam o exame de mamografia periodicamente a cada dois anos. Outra recomendação é que 70% das mulheres, no mínimo, passem por avaliações no período descrito acima.

Sintomas
Em regra, o câncer de mama não provoca sintomas muito evidentes em seu estágio inicial. Pode ser caracterizado por caroços nos seios, áreas encurvadas ou retraídas e/ou manchas e alterações diversas na pele que encobre a área. Além disso, a doença pode ter relação com líquidos que escorrem pelo bico da mama, normalmente com sangue ou de coloração semelhante à de água descongelada (geladeiras e congeladores). A dor mamária, muito comum nas mulheres, raramente possui associação com o câncer.

Prevenindo o câncer de mama
De localização e sintomas bastante diversificados, o câncer de mama pode ser prevenido com o controle dos fatores de risco modificáveis, isto é, que possuem origem em estímulos externos ao corpo, além do investimento em um estilo de vida saudável. De acordo com o Inca, o risco de desenvolvimento da doença pode ser reduzido em até 28% por meio de bons hábitos alimentares e da realização de atividades físicas, fatores que auxiliam a evitar a obesidade e a manter a boa saúde geral do corpo. Evitar bebidas alcoólicas, tabagismo e abuso na reposição hormonal são algumas das dicas dadas por especialistas. Às lactantes, a amamentação atua como um importantíssimo fator de proteção da mama.

Conheça a nossa rede referenciada para a realização da Mamografia
Aqui no nosso site você tem acesso à busca detalhada dos prestadores, assim como no Aplicativo Móvel Eletros-Saúde, disponível para iOS e Android.

Abaixo, destacamos alguns credenciados que realizam o exame de prevenção de câncer de mama:

 

  • Bronstein e Lamina
  • CDPI
  • Centro de Medicina Nuclear da Guanabara
  • CEPEM
  • Clínica Luiz Felipe Mattoso
  • Image Diagnósticos Ecográficos
  • Labs a+
  • Pro Echo
  • Renaud Scan

 

Categorias:

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0