Eletros-Saúde implanta gestão automatizada de faturas hospitalares

16 de julho de 2015 - 10:35

Há vários desafios na área de Saúde, tais como a busca por uma maior eficiência operacional e melhor resultado financeiro, bem como alta qualidade assistencial. Para lidar com esses desafios, a Tecnologia da Informação mostra-se um excelente aliado. O primeiro passo do Eletros-Saúde neste sentido foi implantar um sistema de gestão para que sua operação fosse automatizada. Agora é hora de buscar evolução e novas ações que tragam outras melhorias e benefícios.

Como atualmente os Materiais e Medicamentos (MAT/MED) representam a maior despesa do Eletros-Saúde (quase 30% de todo o custo assistencial no 1º semestre de 2015), a empresa Logare Tecnologia & Informação foi contratada neste mês de julho para realizar serviços de análise financeira das faturas hospitalares, através do Sistema Gestão Automatizada de MAT/MED (GAMM). Com base em tabelas de preço acordadas em contrato entre a operadora e sua rede credenciada e nos preços de referência estabelecidos por tabelas como SIMPRO e Brasíndice, o sistema irá detectar desvios de preços e gerar as devidas glosas nas contas hospitalares.

A expectativa é que a solução reduza o esforço da equipe de regulação e dos analistas de processamento de contas médicas e identifique erros nas faturas que demandariam uma análise extremamente minuciosa. De forma automática, o sistema irá verificar os custos informados pelo prestador e comparar com os valores indicados em contrato. Se houver qualquer divergência, o sistema já aponta a correção necessária, otimizando os resultados e o tempo de execução.

A média indicada pelo fornecedor é que a cada R$ 1 milhão faturados em MAT/MED, a operadora tenha cerca de 5% de glosa precisa e sem recurso, o que já garante retorno do investimento e uma redução do custo total para a operadora e para o usuário, caso este tenha coparticipação.

As contas faturadas a partir de agosto já contarão com este recurso, que é mais uma medida do Eletros-Saúde na busca constante pela redução dos custos e eficiência operacional.

Categorias:

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no site. Ao utilizar o www.eletrossaude.com.br você estará de acordo com os critérios de monitoramento dos cookies. Para ter mais informações como isso é feito, acesse a Política de Privacidade. Se você concorda, clique em ACEITO.

Todos os direitos reservados © 2016.
Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS - N° 42207-0